terça-feira, 18 de outubro de 2011

28 de outubro é Dia Internacional da Animação

Pelo oitavo ano consecutivo, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma mostra simultânea e gratuita de curtas-metragens nacionais e internacionais. No dia 28 de outubro, às 19h30min, haverá exibições em centenas de cidades do país, organizadas pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e apresentado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Este é o maior evento simultâneo do gênero do mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando o dia 28 de outubro, como referência histórica da animação mundial na sociedade brasileira.

O “Dia Internacional da Animação” também acontece em 30 países, como Coréia do Sul, França, Polônia, Rússia, Grécia, Austrália, Egito, EUA, Portugal, Hungria, Índia, Israel, Iran, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Romênia, Suécia, Japão, China, Austrália, Finlândia, Alemanha e Inglaterra, que fazem intercâmbio de suas mostras.

Em 2011 foram inscritos 105 curtas-metragens de animação de vários estados do país. Destes, foram selecionados 11 para o programa oficial brasileiro que será exibido em todas as cidades participantes no Brasil e nos 30 países membros da ASIFA (http://asifa.net). Além das exibições da mostra oficial, nacional e internacional (que terão uma hora de duração cada), acontecerão atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento como mostra infantil, mostra para pessoas com deficiência auditiva, mostra para pessoas com deficiência visual e também oficinas, debates, palestras e exposições.

A Mostra Nacional 2011 contará com a exibição de curtas metragens, como os premiados em festivais nacionais e internacionais, “Menina da Chuva” de Rosária (Rio de Janeiro/RJ), “O Céu no Andar de Baixo”, de Leonardo Cata Preta (Belo Horizonte/MG), “Sambatown”, de Cadu Macedo (Ribeirão Preto/SP), “O Ogro”, de Márcio Júnior e Márcia Deretti (Goiânia/GO), “A Fábula da Corrupção”, de Lisandro Santos (Porto Alegre/RS), “No Baque”, de Carlon Hardt (Curitiba/PR), entre outros.

Entre os selecionados da Mostra Internacional, destaque para “Desassossego” de Lorenzo Degli’Innocenti (Portugal/Espanha), “Danny Boy” de Marek Skrobecki (Polônia), “The Line” de Yannis Koutsouris e de Nasos Mirmiridis (Grécia), “Here Be Treasure” de Samuel Lewis (Austrália), “Magic Pot” de Andrey Bakhurin (Russo) e “Birthday Party” de JO Joo-sang (Coréia do Sul).

Na cidade de Bom Jardim o evento acontecerá no Teatro Municipal do Galpão Cultural Margaret de Jesus Silva às 19h30min. Dentre as atrações, destaque para a Mostra Infantil, a se realizar nos dias 26 (às 9h), 27 (às 14h) e 28 (também às 14h).

Na página da internet da Secretaria Municipal de Turismo Esporte Cultura e Lazer (www.teclabj.blogspot.com) podem ser obtidas informações detalhadas sobre o evento em Bom Jardim, como por exemplo as sinopses de todos os filmes e imagens ilustrativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário