sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Mapa Cultural

O CulturaNF foi procurado para auxiliar no MAPA CULTURAL, um projeto da Secretaria Estadual de Cultura e da Petrobras que irá abranger todo o Estado do Rio nas mais diferentes maneiras de manifestação cultural, destacando não só o mapeamento oficial, mas também, o que a cidade apresenta de pitoresco, original, a cultura popular e moderna que coabitam no local.  

- Patrimônio imaterial (pontos de cultura, bandas centenárias, grupos de cultura popular de teatro, música, dança, destaques da culinária, etc.).

 - Letras e educação (universidades e principais especializações da cidade; livros produzidos no local ou sobre o local, academia de letras, etc.). 

- Mídia (principais veículos, veículos comunitários, internet em locais públicos, etc.). 

- História do município (pequeno resumo da história. Existe algo "diferente" no nome da cidade? Ou de como ela foi fundada?). 

- Destaques da produção cultural da cidade (grupos mais recentes que não se enquadram em patrimônio imaterial, como dança, teatro, circo, cinema, arte popular, etc.). 

- Informações sobre personagens/artistas importantes para a cidade. Pode ser pessoas populares que sejam desconhecidos da grande mídia, mas que tem seu valor reconhecido na região/cidade (mestre de capoeira, artesão, doceira...). Isso será um "OPCIONAL OBRIGATÓRIO" no mapa, uma vez que um dos objetivos do trabalho é mostrar além do roteiro oficial. 

Cada um dos municípios terá um hotsite dentro do site da Secretaria estadual de Cultura. Em breve, uma equipe (formada também por fotógrafo e cinegrafista) visitará as cidades para realizar o trabalho in loco.

Quem puder contribuir com informações, basta postar comentário abaixo desta publicação ou mandar para o e-mail culturanf@gmail.com . As informações serão encaminhadas aos responsáveis pelo projeto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário