segunda-feira, 25 de junho de 2012

"Cartas" entra em cartaz nos dias 6 e 7 de julho


A Cia. Arteira formada por Andrea Garcia, Gabriela Ribas, Gilse Ventura, Joana Carelli, Maria Helena Clarke, Maria José Silva, Mariane Canella, Mônica Bonin e Silvia Araújo, estreará o espetáculo Cartas, que será realizado com recursos do Prêmio Montagem Cênica 2011 promovido pela Nova Sociedade – OSCIP, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e patrocínio da Petrobrás. Prêmio este ganho em parceria com a VOX Produções Culturais. 
O espetáculo é composto por nove cartas/cenas, entremeadas por música e poesia. A estreia de Cartas está prevista para os dias 06 e 07 de julho no Teatro Irmã Sania Cosmelli, no Colégio Nossa Senhora das Dores, em Nova Friburgo.  Em seguida estará em cartaz nos dias 13 e 14 no Teatro da Usina Cultural Energisa, com ingressos a R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia-entrada estudantes e idosos). Após estas datas, entre agosto e setembro o grupo percorrerá o Município de Nova Friburgo se apresentando em 12 localidades. É um espetáculo dirigido ao público adulto e jovem a partir dos 12 anos. 
O projeto Cartas nasceu da proposta de realizar exercícios com o conteúdo de cartas pessoais das integrantes do grupo. Cartas recebidas e cartas que foram escritas, enviadas ou não. Assim, abrindo gavetas, cada carta nos convida para o lugar mais íntimo, particular, próprio de cada um. Ali, em contato com a boa solidão, que é plena de lembranças, ao remexer nosso passado, encontramos aqueles registros que contam um pouco de nossa história, que contam de amores, alegrias, tristezas, dores e dúvidas. Tal proposta ganhou vida e tornou-se um espetáculo. Para experimentar o efeito que surtiria a Cia. decidiu realizar em julho de 2011, o que podemos chamar de ensaio aberto, no Salão Nobre da Oficina Escola de Arte. Foi resolvido então, que o projeto participaria de editais, no intuito de montá-lo de forma mais profissional. 
Sob a direção de Gabriela Ribas a Cia. Arteira dedica-se à montagem do espetáculo e convida Tião Guerra para direção musical, Rebeca Queiroz como cenógrafa e figurinista e Moacir Chaves – diretor da Cia. Alfândega 88, para supervisão de direção.
Outros espetáculos já foram realizados pelo grupo, sendo o mais recente deles, de autoria da Cia. Alabumticabum. Tendo sido apresentado em outubro de 2011, no Teatro Municipal, a convite da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense na premiação do Festival Estudantil de Poesia de Nova Friburgo; e em abril de 2012, na 5ª Semana do Teatro em Cachoeiras de Macacu.
A Cia. Arteira nasceu em 2008, da união de mulheres, atrizes, educadoras, amigas - em torno de um desejo comum – fazer teatro – e tem o prazer de dividir com o público mais um trabalho autoral, Cartas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cia. 

FICHA TÉCNICA

Concepção e criação: Cia. Arteira 
Direção: Gabriela Ribas 
Supervisão: Moacir Chaves
Direção Musical: Tião Guerra
Preparação Corporal: Joana Carelli
Cenografia e Figurinos: Rebeca Queiroz
Iluminação: Vitor Vinícios
Produção: Vox Produções
Direção de Produção: Orleni Torres
Assistentes de Produção: Jô Corrêa e Mari Gralato

Elenco:
Gabriela Ribas
Gilse Ventura
Silvia Araújo
Mariane Canella
Maria José Silva
Mônica Bonin

Nenhum comentário:

Postar um comentário