sexta-feira, 29 de junho de 2012

Uma viagem pelas nossas tradições culturais

O Cadima Origens, que acontecerá entre os dias 19 e 29 de julho, resgata a história, tradição e cultura de Nova Friburgo através de oficinas, talk shows, apresentações culturais, exposições e venda de produtos típicos da região. Durante 10 dias a Praça Cadima (1º piso) será palco de apresentações culturais. O público vivenciará apresentações típicas – música e dança - ligadas às Colônias de Nova 
Friburgo. Dança espanhola, árabe, suíça e alemã estarão presentes. E nosso repertório, conta com música portuguesa, árabe, espanhola e alemã.

Os relatos serão contados por historiadores, professores, estudiosos e por pessoas que se dedicam em manter viva a história da cidade, seja através dos “causos” contados pelos colonizadores que passaram de geração em geração, através da industrialização, dos patrimônios aqui construídos, ou até mesmo das histórias de vida.

Além do bate papo, as exposições retratam através de fotografias e documentação os 195 anos da cidade. Serão realizadas oficinas de dança e artesanato onde os participantes terão a oportunidade de aprender sobre a cultura trazida pelos colonizadores através do bordado, pintura, origami e até mesmo através da dança.

A culinária fica por conta da Praça de Alimentação onde são oferecidos pratos típicos, desde a massa italiana, passando pela comida japonesa, portuguesa até a gastronomia árabe. Durante o evento será realizado também o Festival do Morango, sendo Nova Friburgo o maior produtor de morango no Estado do Rio de Janeiro.

As barracas oferecerão produtos típicos, alguns produzidos em nossa região como a cerveja Ranz e outros, como os japoneses, são importados. Quatro barracas estarão presentes no evento, são elas: Cervejaria Ranz, Apiário Amigos da Terra, Doces Sader e Kame.

A cidade tem 10 colônias: portuguesa, suíça, alemã, italiana, austríaca, espanhola, libanesa, pan africana, húngara e japonesa.

O evento acontecerá na Praça Cadima, 1º piso – Cadima Shopping.

Fonte: Marketing Cadima Shopping

Nenhum comentário:

Postar um comentário