quarta-feira, 11 de julho de 2012

Ambientalista de Nova Friburgo recicla pneus para ajudar na produção de mudas de árvores da Mata Atlântica



Marcos Cunha, ambientalista que produz mudas nativas da mata atlântica e proprietário do Sítio Terra Romã, em São Pedro da Serra, encontrou uma nova forma de cultivar suas mudas com maior qualidade. Após alguns testes, ele percebeu que deveria retirar as mudas mais jovens do contato direto com o solo, isto para evitar o acúmulo de água nas raízes e por conta disto acabar entardecendo o crescimento das mesmas e podendo, inclusive, trazer a mortalidade das árvores.
Pensando na preservação do planeta e garantir a melhor produção das mudas, Marcos está reciclando pneus usados para levantar uma estrutura que eleva as jovens árvores cerca de um metro do chão. Os interessados em contribuir com a preservação do meio ambiente podem doar pneus e paletes de madeiras em qualquer quantidade ao Sítio Terra Romã. Só para lembrar, segundo alguns sites e revistas especializadas no tema, um pneu na natureza leva muito tempo para decompor, ou seja, entra geração, sai geração e este lixo pode continuar poluindo a natureza. Seu tempo de decomposição é indeterminado.
Marcos Cunha se tornou um referencial em toda região em questão de sustentabilidade. Ele mesmo, e sua equipe capacitada, recolhem na própria região as sementes das árvores nativas da mata atlântica e para cada espécie se exige um tratamento específico. Com cerca de 80 espécies diferentes e com uma produção mensal de 30 mil mudas, o Sítio Terra Romã e toda a sua equipe técnica é capaz de fazer o levantamento de toda uma área que necessita ser reflorestada e adequar as mudas favoráveis a cada tipo de solo, região e clima.


Por Alex Sandro Santos / www.alexsandrofotos.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário