terça-feira, 10 de julho de 2012

Festival de Inverno Sesc Rio oferece Oficina de Produção Cultural

Em sua 11ª edição, o Festival SESC Rio de Inverno recebe ANA LUISA LIMA, produtora e gestora cultural, assessora de presidência do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e ex-secretária de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, para ministrar oficina inédita que trata da qualificação do setor Produção Cultural.

O MERCADO CULTURAL tem se organizado e se desenvolvido há passos largos, sobretudo nos últimos 10 anos no nosso país, e sem dúvida a profissionalização do setor se retroalimenta por esse desenvolvimento. O novo profissional da cultura, precisa estar preparado para lidar com os novos desafios propostos pelas políticas constantemente implantadas e para isso precisa ser devidamente instrumentalizado.

O OBJETIVO da Oficina de Produção Cultural é estimular a formação de uma rede informal de artistas e produtores culturais e fazer com que, nesses encontros, se inicie um processo de compreensão do sistema de cultura atual e seu papel social, econômico e político. Serão abordados tópicos como: o artista como seu próprio produtor; as diversas opções de ferramentas existentes hoje no mercado para a criação de uma ação cultural até sua realização; as demandas e desafios do setor cultural; as formas existentes de parceria, financiamento e distribuição; as consequências da informalidade na organização de ações culturais e uma visão geral da execução de um projeto cultural, sem a imposição de modelos rígidos.

A META é atrair tanto o jovem ainda em fase de definição profissional, quanto produtores e artistas que desejam se qualificar para entrar nesse mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, através de um ambiente de trocas de experiências, típicos da atmosfera dos festivais.

O SESC Rio, atento a essa necessidade, sobretudo no interior do Estado do Rio de Janeiro, sai na frente e oferece no seu Festival de Inverno de 2012, mais essa opção para a população da Serra, e poderá ser usufruída por iniciantes e iniciados, produtores e artistas. Para isso, Ana Luisa Lima (foto) foi a profissional escolhida para ministrar essas oficinas. Produtora e gestora cultural há mais de 20 anos, tendo realizado projetos na área teatral, musical, de memória e exposição, além de ter produzido CDs e livros, é uma das fundadoras da APTR (Associação de Produtores de Teatro do Rio de Janeiro). Como educadora, foi professora de Teatro na Educação e na Formação de Produtores Culturais, hoje fixada no Curso de Bacharelado em Produção Cultural do IFRJ. Como gestora pública foi secretária de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro (na atual gestão do Prefeito Eduardo Paes) e atualmente desenvolve no Theatro Municipal do Rio de Janeiro um projeto na área de formação técnica, além de cursar no momento o mestrado de Bens Culturais e Projetos Sociais da FGV Rio.


SERVIÇO

Local: SESC Nova Friburgo – Av. Presidente Costa e Silva 231, Duas Pedras.
Dias: 18 e 19 de julho, de 17:30h até às 20:30h
Inscrições: É necessário realizar previamente a inscrição pelos tels. (22) 2543-5000. GRÁTIS

Fonte e foto: assessoria de imprensa Ney Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário