quarta-feira, 25 de julho de 2012

Nova Friburgo ganha de presente “Leitura Gentileza”



Com o objetivo de divulgar a cultura popular e a literatura, chega às ruas de Nova Friburgo o projeto “Leitura Gentileza”, um trabalho da jornalista Laura de Paula. Ele consiste na colocação de cartelas plastificadas em pontos de ônibus em Mury. Nesta segunda feira, 23 de julho, os três principais pontos que ligam o distrito à Nova Friburgo, Lumiar, São Pedro e Theodoro receberam as primeiras cartelas de leitura.

 “Elas são uma espécie de presente que se renova a cada 15 dias, quando o material é trocado para oferecer sempre uma boa história para quem espera pelo transporte coletivo”, conta a jornalista Laura de Paula. É ela quem realiza e produz o projeto, iniciativa do Sítio Escola Gentileza, ainda em implantação.

Esta será a primeira fase do “Leitura Gentileza”, que nasce modesto e “pobrinho”, como diz sua autora,  mas decidido a levar aos usuários do transporte coletivo a poesia de Drummond, o bom humor de Luis Fernando Veríssimo, a sabedoria dos ditos populares e a inventividade das frases de caminhão.

Em suas cartelas coloridas e afixadas nos pontos de ônibus, os passageiros e transeuntes encontrarão histórias de onça e de assombração e poderão relembrar as brincadeiras e os jogos verbais que iniciavam a criançada na magia das palavras. E talvez seja este o espírito do Leitura Gentileza:  aproximar as pessoas do prazer das palavras.

“Leitura Gentileza” espera o ônibus com você

A cultura popular e a literatura, reunidas pelo projeto “Leitura Gentileza”, passa a fazer parte do dia a dia de Mury. Usar os pontos de parada do transporte coletivo para afixar as cartelas de leitura do projeto “Leitura Gentileza” foi a solução encontrada pela jornalista Laura de Paula para chegar até seus potenciais leitores, ainda que no meio da rua.

“A ideia inicial do “Leitura Gentileza” era a de usar os ônibus da cidade nos mesmos moldes do que já se faz há 12 anos em Belo Horizonte e outras capitais brasileiras. Nelas, o encosto do banco dos passageiros é usado para pendurar as cartelas plastificadas que permitem leitura dos dois lados. Mas não estranhe se encontrar uma dessas cartelas por aí; aproveite!”, explica Laura empolgada com o presente que dá à Nova Friburgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário